Melres Forum Aqui Liberdade de Expressão @2009
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarteto Vintage lança primeiro CD

Ir para baixo

Quarteto Vintage lança primeiro CD Empty Quarteto Vintage lança primeiro CD

Mensagem  pedrobono Sáb 4 Jul 2009 - 17:25

O Quarteto Vintage lança no próximo dia 11, no Porto, o seu primeiro CD, com obras de Horovitz, Luís Tinoco, Vítor de Faria e Mike Curtis, disse hoje à Lusa José Eduardo Gomes, membro da formação.

A sessão de lançamento oficial do trabalho deste quarteto de clarinetes terá lugar às 21:00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O grupo foi formado em 2001, no âmbito da disciplina de Música de Câmara, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE).

Nesta escola superior, os clarinetistas Iva Barbosa, João Moreira, José Eduardo Gomes e Ricardo Alves - que integram a formação - foram alunos do professor António Saiote, referência internacional do clarinete e do ensino deste instrumento.

Os membros do Quarteto Vintage têm já, todos eles, sólidas carreiras profissionais, com prémios obtidos em vários concursos em Portugal, Espanha, República Checa, Alemanha, Roménia, EUA e Japão.

Vários compositores dedicaram peças ao Quarteto Vintage, nomeadamente Bruno Ribeiro ("Ostinando") e Vítor de Faria ("Fado a Quatro" e "Tributo a Zeca"), estando estas duas composições no CD agora editado.

A adaptação para quarteto de clarinetes e marimba da peça "Short Cuts", de Luís Tinoco, é estreada neste trabalho, com o percussionista Pedro Carneiro.

O Quarteto Vintage aborda já um repertório muito alargado, que abrange desde a Música Antiga até à Música Contemporânea e Popular, passando pela Música Barroca, Clássica.

"Acima de tudo, pretendemos criar uma nova sonoridade, capaz de proporcionar verdadeiros momentos de música", disse à Lusa José Eduardo Gomes

O músico considerou que "este disco é o culminar de anos de trabalho e, pelo seu ecletismo, representa, de certo modo, aquilo que o Quarteto faz".

"Por outro lado, é também o início de uma nova etapa, uma vez que já estamos a pensar no próximo CD", acrescentou.

O grupo utiliza os vários tipos de clarinete, como a requinta, o cor de basset, o clarinete alto e o clarinete baixo, com os quais procura explorar as várias possibilidades idiomáticas do instrumento.

Interpreta também obras acompanhadas por instrumentos de percussão, com os percussionistas Luís Oliveira e Luís Neiva, colaboradores regulares da formação, e dedica ainda particular importância à experimentação sonora, à criação de novas obras e ao diálogo com os compositores.

pedrobono

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos